Tudo Sobre Estacionamento Rotativo

O estacionamento rotativo surgiu de uma necessidade enorme de democratizar as vagas de estacionamentos para os veículos.

Com o aumento do número de carros, as vagas de estacionamento começaram a ser insuficientes para todos. Com isso, a ideia de ter estacionamentos com rotatividade foi forma de oferecer aos motoristas mais oportunidades de estacionar, contribuindo com a fluidez no trânsito.

Primeiramente, de acordo com a Constituição Federal de 1988, compete ao Município legislar sobre assuntos de interesse local, conforme dispõe em seu Art. 30 inc. I. Ou seja, cada cidade se adequou da melhor forma para si.

Geralmente eles funcionam de maneira bem dinâmica. Cada vaga tem um tempo máximo, já pré-determinado. Se o condutor ultrapassa esse tempo, ele é penalizado.

 

 

Como funciona o estacionamento rotativo em Belo Horizonte em 2022?

 

Estacionar em Belo horizonte no sistema do Rotativo Digital custa R$ 4,40, em crédito eletrônico, que pode ser utilizado em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h).

 

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h sendo que em alguns locais o uso do crédito eletrônico não é exigido aos sábados.

 

 

Qual o valor da multa de estacionamento rotativo?

 

Se o condutor optar por não pagar o estacionamento rotativo, ele estará cometendo infração grave, sendo penalizado com multa no valor de R$195,23, além de ter 5 pontos acrescentados na CNH. 

 

É possível recorrer se eu for multado?

 

Sim! Assim como outras multas de trânsito, o condutor tem o direito de recorrer. principalmente se sentir que foi multado injustamente, o direito ao recurso é assegurado pela Constituição Federal à todos os motoristas.

Saiba que os processos possuem falhas que podem levar a anulação da sua penalidade.

Clique aqui e consulte gratuitamente com os nossos especialistas.