Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida de 2022 terá Blitz Espiral em várias regiões do estado.
A Blitz Espiral é uma estratégia antiga utilizada pelas forças de seguranças do estado durante a Campanha Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida, as chamadas ‘blitz espiral’, que consiste em deixar a via principal liberada e fechar as outras ruas e avenidas paralelas, obrigando os veículos a passarem pela fiscalização.
De acordo com o superintendente de Integração e Planejamento Operacional, Bernardo Pinto Coelho Naves, a blitz espiral passará a ser mais frequentes nas próximas semanas em diferentes regiões do estado, em função do aumento no número de casos de condutores flagrados conduzindo seus veículos sob o efeito bebidas alcoólicas ou substância psicoativa, um aumento este que chegou a 24,7% em 2021 no território mineiro.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em 2021, 626 condutores foram flagrados sob influência de álcool ou substância psicoativa. Em 2020, foram 593 pessoas detidas na mesma situação, e 2019, foram 589.
Em Minas Gerais o índice é ainda mais alarmante. No ano de 2021, foram detidos 14.953 condutores, uma média de 40 por dia.
Vale ressaltar que o motorista que for pego pelo teste de bafômetro com um índice de consumo de bebida alcoólica entre 0,05 e 0,33 mg/l, terá a CNH recolhida e receberá uma multa no valor de R$ 1.915,40.
No caso dos crimes, quando o teste do bafômetro aponta índices superiores a 0,33 mg/l, os condutores terão a habilitação recolhida e receberão multas no valor de R$ 2.934,70.
Então seja consciente, quando for sair e beber, o ideal é planejar-se com antecedência, e usar outros métodos de locomoção, como transporte público, táxi e carro por aplicativo.
Se beber, não dirija.