A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é reconhecida como um documento válido para dirigir em diversos países, porém, é importante adquirir a Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Veja abaixo um passo a passo de como solicitar o documento.
E quem é amante de viagens, precisa ficar atendo às documentações exigidas para conduzir veículos em estradas estrangeiras. Para isso, o condutor precisará solicitar a PID – Permissão Internacional para Dirigir, emitida pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o interessado deve possuir CNH dentro do prazo de validade e não pode estar com o documento suspenso.
CNH suspensa ou cassada? Clique aqui.
A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é aceita somente nos países que fazem parte das convenções ou acordos internacionais (que tem o objetivo de facilitar o trânsito viário internacional e garantir a segurança nas rodovias).
Preparamos um passo a passo para emitir a sua PID:
1) Clique aqui e preencha este formulário com seu CPF; nome completo; Nome da mãe e data de nascimento.
2) Será emitido um Documento de Arrecadação Estadual – DAE, efetue o pagamento do boleto nos bancos credenciados (CEF, BB, Santander, Bradesco, SICOOB ou Itaú);
3) Após a confirmação do pagamento, a PID será emitida num prazo de 3 a 5 dias.
Moradores de Belo Horizonte, podem optar por receber a PID pelos Correios ou retirar o documento na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, 48h após o pagamento da DAE. A opção deverá ser registrada no momento de preenchimento do formulário de solicitação.
Importante:
Não existe reemissão (2ª via) da PID. Em caso de extravio, o condutor deverá solicitar uma nova Permissão Internacional para Dirigir (PID). E Em alguns países, também é exigido uma certidão com dados do condutor. Fique atento! Para solicitar a certidão, acesse -> Certidão para Fins Internacionais.
Qualquer dúvida e informações clique aqui. Nó vamos te ajudar a garantir o seus direitos, evitando que você seja vítima de penalidades injustas e tenha a CNH suspensa ou cassada.